segunda-feira, 17 de maio de 2010

Feliz aniversário!

Hoje é aniversário do meu filho, Marcos. Meu segundo filho. Ele faz, hoje, 25 anos. Meu Deus, como o tempo passa rápido! Lembro-me dele no dia em que nasceu, tão pequeno, tão frágil... Nasceu prematuro e foi tudo tão corrido... As cenas que me vêm à memória são de correria na sala de parto. Nem queriam que eu o visse, pois ele tinha que ir para a UTI.
Letras horríveis, quando juntas: UTI.
Uma das situações mais tristes ( e olha que já passei por muitas) que passei em minha vida foi chegar em casa, depois do parto, sem meu filho nos braços. Que sensação ruim! Deixá-lo lá, em um lugar tão frio, com pessoas que não o conheciam, não o amavam como eu!
Mas graças a Deus, depois de 10 dias ele veio para casa. Tão pequeno que cabia em uma caixa de sapatos! Mamava 30 ml de leite e sentia-se satisfeito por horas.
Como fiquei agoniada vendo que ele demorava a se desenvolver! Como foram difícieis os 4 primeiros meses! Mas depois desse tempo ele cresceu e recuperou-se rápido. E como ficou lindo! Foi o meu bebê mais bonito.
Entretanto, precisou sempre de muita atenção e cuidados. Como se machucava! Sempre caía, levava pontos, quebrava dentes e até a língua ele cortou quase na metade, um dia!
Na escola era um dos mais levados, o terror das professoras. E não gostava de estudar. Claro! Por isso, tinha tempo de sobra para fazer bagunça...
Depois, passou por uma fase difícil e, logo na adolescência, teve que usar muitos aparelhos: nos dentes, na coluna, óculos muito fortes... Sentiu-se feio, desajeitado. E ainda tinha as espinhas no rosto! Deve ter sofrido muito...
E como somos impotentes nessas horas! Como eu podia ajudá-lo, se o que ele queria era não ter que usar nada daquilo, mas isso era necessário?
Agora, ele faz 25 anos... Os filhos crescem, vão por direções opostas das que imaginamos para eles e não podemos fazer nada, a não ser apoiá-los, ajudá-los. É dolorido pensar que não podemos protegê-los durante toda sua vida, que não podemos evitar-lhes o sofrimento, que eles terão que cometer erros que já cometemos e não temos como afastá-los disso.
O que posso fazer e faço, todos os dias, é agradecer a Deus pelos filhos que tenho, por eles serem assim, maravilhosos, por caminharem no bem e serem tão meus amigos! E o que desejo hoje a você, filho, é que seja muito feliz. E mesmo que eu não possa mais fazê-lo dormir em meu colo, estarei aqui para embalá-lo sempre que o mundo estiver pesado demais ou quando você sentir que precisa de meu aconchego. Feliz aniversário!

2 comentários:

  1. Que lindo! Ele merece a homenagem. E ele era mesmo o bebê mais bonito... droga!
    Parabéns pra ele!!!!

    ResponderExcluir