terça-feira, 22 de junho de 2010

Owzadia?

Saí há pouco para buscar minha filha no trabalho. Tenho que buscá-la três dias por semana porque ela sai mais tarde e não dá para vir sozinha. Logo que pisei lá fora vi a lua: linda, majestosa...

Como a lua me fascina! Mas não quero ser repetitiva e ficar falando dela, de novo.

Hoje estou meio melancólica e também ansiosa, esperando uma resposta de trabalho. Não gosto de esperar; sei que tenho que melhorar muito em relação a isto (e a muitas outras coisas, claro!), mas ainda chego lá. O certo é que estou meio "down".

Aí, voltando para casa vejo uma loja cujo nome é "Owzadia". Puxa, como alguém tem coragem de escrever isso e ainda usar como nome de loja? Ah, ousadia é bom, mas escrever errado, propositalmente, é triste. Já é um horror vermos quanto descaso há com a Língua do país onde nascemos e moramos, normalmente...

Como vemos por aí "quizermos, sorrizo, meia cansada, menas"! Isso pra não falar de plural e singular, masculino e feminino. Já ouvi dizerem "minha mãe é mau, professora", muitas vezes. Mau? A mãe? E o pai é o quê, então?

Ah, não é enjoo de professora de Português, não. Mas moramos no Brasil e a Língua falada aqui é o Português. Temos a obrigação de saber usar a Língua. Mesmo que haja variações, a ortografia, um mínimo de concordância devem ser respeitadas. Não vamos ser mais ousadas se comprarmos em uma loja que "ousa" escrever de forma tão absurda.

Certo, às vezes exagero, eu sei. Escrevo e-mails, que deveriam ser mais informais, sem abreviar, usando pronomes oblíquos (quase em extinção hoje em dia) e uma linguagem mais formal. Talvez até fale assim, quando não deveria. Mas aprendi e é difícil não usar. Não é frescura.


Já outras vezes pareço adolescente e falo ao telefone coisas tão bobas, tão ridículas que queria ver o chão se abrir para eu sumir. Não acredito que falei aquilo, que ri naquela hora! E gaguejo, quem sabe até falo errado! Mas isso não é o comum, é o momento, a pessoa, sei lá. O normal é eu falar usando o que sei. E o que não sei, procurar aprender. E onde errei, voltar atrás e consertar o erro.


"Gosto quando seu olhar
Quer te ver dentro do meu..."

3 comentários:

  1. Mary,
    Só espero que o proprietário da loja não seja, ou "seje", kkk leitor seu...kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Quanto ao meu "seje", "seje menas" exigente, pois, quando te escrevo morro de medo de estar errando, muito embora sei que você não irá me corrigir. Mas, se o fizer será de bom grado.
    Beijos!!!
    Glaby Cristine

    ResponderExcluir
  2. É o que dizem... eu sou bem seu filho mesmo. rs

    ResponderExcluir